Porque é tão importante você pensar, e de fato começar a investir o quanto antes?

Quem já ouviu aquela famosa fábula da Cigarra e da Formiga?
Pois bem, ela vem acompanhada de muitas lições se a observarmos com atenção, hoje iremos refletir nessa fábula trazendo-a para o nosso lado financeiro. Mas antes, vamos relembrar a narrativa dessa história, ou se você ainda não ouviu falar, te convido para uma breve leitura dessa fábula para assim extrairmos suas valiosas lições, em se tratando de organização financeira. Vamos a história?

Existia uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir!
– Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.

Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.

A cigarra então aconselhou:
– Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir.
A formiguinha gostou da sugestão.


Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho.
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.
A cigarra nem ligou.
– Hum!! O inverno ainda está longe!


Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã.
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.

Analisando essa história no contexto financeiro, existem dois grupos de pessoas:
As pessoas cigarras, são aquelas que não se preocupam com seu futuro, o típico “deixa a vida me levar” aproveita somente o hoje sem pensar no amanhã, e ainda por cima tenta atrapalhar o crescimento de outras pessoas, e no final se arrepende e fica no desespero sem saber o que fazer, por não ter tido um planejamento financeiro, e por não terem se preparado são pegas de surpresa, por um imprevisto ou até mesmo por uma crise no país, até mesmo no mundo.

As pessoas formigas, são aquelas que sabem que o futuro é importante, que investir é o melhor a se fazer no presente, sacrificar hoje para colher amanhã. Se planejam financeiramente e não se atolam em dívidas e se preparam, pois sabem que pode vir uma crise ou um contratempo, sabem que é fundamental tem uma reserva de emergência construída e por isso se previnem. Além de se preparar para ter uma aposentadoria mais tranquila, plantando no presente para colher e viver melhor no futuro.

Não espere o inverno chegar, para poder se planejar, investir e cuidar do seu futuro.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora