O mercado de trabalho pós-pandemia! É preciso se reinvetar.

O mundo vem passando por uma transformação muito grande e meteórica nos últimos tempos, principalmente no que se diz respeito a tecnologia, e tudo começou no digital com o e-mail em 1971 e com os primeiros editores de textos e planilhas na década de 1980, mas será muito mais sentida quando a inteligência artificial e processos robotizados forem mais efetivos na substituição do trabalho humano. Mas como se adaptar a essas mudanças tão repentinas que aconteceu no mundo?

Segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios) oito em cada dez casas do Brasil estavam com acesso à internet em 2018, o celular foi o principal aparelho para acessar a web, ou seja, cerca de 80% da população tem acesso a internet.

O QUE ISSO SIGNIFICA?

Há três grandes cenários econômicos provocados pela pandemia:

O primeiro, claro, é das empresas e segmentos que foram fortemente atingidos negativamente.

O segundo consiste daqueles negócios em que não houve uma influência nem positiva e nem negativa.

Por fim, há também o cenário dos setores que conseguiram avançar e crescer. Indústrias, varejo e prestação de serviços podem ser inseridos em qualquer um desses grupos, dependendo do segmento em que atuam, do que oferecem e do porte.

Com tudo isso, um dos efeitos da pandemia é o potencial aumento no número de empreendedores. Há dois motivos para o empreendedorismo: amor ou dor. Neste caso, com as pessoas perdendo emprego e, eventualmente, o acesso a novos postos de trabalho, empreender é uma saída natural, principalmente a partir de 2021. Revela-se, portanto, uma grande oportunidade para falar sobre esse conceito e todo seu impacto em nossa sociedade. Afinal, gera mais empregos, fluxo de capital, amadurece a estrutura de investimentos em pequenos negócios, entre outros benefícios.

O mundo pós-pandemia mostra que não há limites para superação, uma vez que é preciso encontrar algum jeito para seguir a vida. A pandemia provocou a criatividade das pessoas.

Você quer que sua empresa continue a existir ou precisa encontrar alguma renda nova?

Vai ter que pensar rápido e diferente. Esse novo mundo aprendeu que não dá para focar apenas o maior ganho; É um mundo que vai olhar muito para a transformação digital e encontrar novas alternativas para antigos e novos problemas.

É preciso se reinventar, fazer de novo de forma diferente. Viver é uma constante renovação.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora