
Poupar significa guardar todo mês uma parte do dinheiro que recebemos para formar uma
reserva financeira para o futuro. Mas a realidade é que poucas pessoas costumam fazer isso, nas
diferentes classes sociais.
Segundo o relatório Competências em educação financeira, divulgado em 2018 pelo Banco Central (BC), 69% dos brasileiros não pouparam nada do que receberam nos doze meses anteriores à pesquisa feita pelo BC em parceria com a Serasa Experian e o Ibope.
POUPAR PARA QUÊ?
São muitos os motivos para poupar, entre eles estão:
Preparar-se para imprevistos, realizar sonhos e ter a possibilidade de fazer escolhas são alguns deles. Ter reserva para emergências é uma mão na roda naqueles momentos em que você precisa resolver uma situação inesperada. Quebra do carro, doença ou perda do emprego são exemplos de imprevistos que podem surgir a qualquer momento.
Para se prevenir, a dica é juntar dinheiro suficiente para ter um fôlego na hora do aperto. Planeje-se para formar aos poucos uma reserva emergencial que corresponda a, pelo menos, três meses do salário que você recebe.
Transformar sonhos em conquistas
Comprar a casa própria, ter um automóvel, viajar, fazer uma faculdade e ter uma vivência em outro país são alguns dos desejos de muitos brasileiros. Poupando um pouco para o seu sonho todo mês, ele ficará cada dia mais perto.
Colocando o valor guardado para render em uma aplicação financeira, seu esforço para poupar
será menor. E você ainda poderá usar o crédito como aliado, recorrendo a ele para completar o
valor que falta para concretizar seus projetos.
Fazer escolhas melhores
Ter dinheiro guardado possibilita condições diferenciadas nas negociações de preço. Em vez de parcelar com juros, pagar à vista com desconto pode ser bastante vantajoso para o bolso. O mesmo vale para outras situações da vida.
Quem tem fôlego financeiro tem mais tranquilidade para fazer escolhas profissionais que envolvam uma guinada na carreira, a criação de um negócio próprio ou a mudança de cidade ou país. Outra razão importante para poupar é poder escolher o tipo de vida que você deseja ter ao se aposentar.
E você, gostaria de guardar dinheiro
para fazer o quê?